domingo, 18 de novembro de 2007

A finalidade da arte

“A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar a sua aparência.” (Aristóteles)

A arte não se resume a representar a realidade tal qual ela nos apresenta. Cabe ao artista captar a sua essência, o que de mais profundo existe nessa realidade. E como se descobre a sua essência? Para já é preciso ter uma sensibilidade apurada e depois cabe ao artista captar, o que na sua visão se diferencia do qualquer dos mortais.
Ninguém vê a realidade da mesma forma, mas o que distingue um artista de um homem do senso comum, é que aquele possui à partida um talento inato e à posteriori uma visão particular, poética e única.
Um rápido esboço pode conter a alma do objecto representado. Não interessa aqui o resultado final mas sim o processo através do qual se atingiu o fim. Por vezes torna-se mais interessante esses esboços primários do que a obra final. Porque os rascunhos demonstram a procura incessante do conteúdo essencial do objecto. Da sua essência secreta, que não está visível aos olhos comuns. Nem por vezes dos artistas, é preciso muito trabalho, não serve apenas o talento. O artista para conseguir apurar o essencial foi preciso estudar e compreender o todo. Para obter as linhas puras que definem a simplificação e a expressão escondidas do objecto, que por vezes são de difícil acesso.

Sem comentários: