domingo, 11 de novembro de 2007

O encontro feliz da descoberta

“A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros na vida.” (Vinicius de Moraes)

"Um sorriso significa muito. Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o oferece; dura apenas um segundo, mas a sua recordação, por vezes nunca se apaga."

A vida é feita de encontros e desencontros. Cabe a nós perpetuar os encontros e tirar partido dos desencontros. Há sempre algo de positivo num relacionamento fugaz, por mais breve que ele seja. Um gesto, um olhar, um sorriso, podem ser efémeros mas ficam gravados na nossa mente uma vida inteira. Às vezes um desencontro pode marcar mais que um encontro infeliz. Quando algo não acontece realmente, a nossa capacidade de fantasiar pode ser incrível ao ponto de sonhar e colmatar a falha da ausência. O que não pode acontecer é levarmos a vida a pensar naquilo que não aconteceu mas tirar partido do que realmente fez parte integrante da nossa vida. E que nos fez crescer e aprender. No fundo, há que amadurecer com os encontros e tirar o máximo partido e fazer desse cruzamento uma arte. Uma arte que nos eleva e dá resposta à nossa existência.
E o que define arte? Arte poderá ser um olhar, uma expressão, uma visão crítica sobre determinado assunto que nos inquieta e interroga e que queremos aprofundar, dando assim mais razões à nossa vida. Funciona com um meio de atingir um fim. O meio através do qual descobrimos a essência da problemática que questionamos. E o fim poderá ser encarnado o encontro feliz da descoberta.

Sem comentários: